Se você pretende engravidar em 2020 ou nos próximos anos, o ideal é realizar os exames com antecedência, principalmente se já está tentando há meses sem sucesso. “Felizmente muitos problemas de infertilidade feminina e masculina têm tratamentos com os avanços da medicina”, ressalta Dra Mila Cerqueira, ginecologista e especialista em reprodução humana.
Muito importante a consulta pré-concepcional para avaliar histórico familiar do casal, doenças crônicas como diabetes, hipertensão, alterações hormonais, estilo de vida e hábitos maléficos como alcoolismo ou tabagismo, além da prescrição de vitaminas como ácido fólico, que auxilia no sistema nervoso do bebê. Na parte da mulher, por exemplo, a avaliação passa pelo endométrio, anatomia, função e reserva ovariana e tubas uterinas.
Atualmente as mulheres modernas deixam para tentar engravidar após os 30 anos, em função da carreira e das mudanças sociais. Importante lembrar que após os 35 anos podem iniciar as dificuldades para obter uma gestação. O congelamento de óvulos pode ser uma opção para as mulheres que querem postergar a gravidez e a programação e informação sobre este método deve fazer parte da rotina ginecológica.
“Há muitas doenças que podem interferir na fertilidade feminina, como miomas, endometriose, síndrome dos ovários policísticos, além das doenças sexualmente transmissíveis como sífilis e clamídia. O relógio biológico é fatídico. Nascemos com os 2 milhões de óvulos e na fase da menstruação caem entre 300 e 500 mil óvulos com prazo de validade!”
Segundo a Dra Mila, infelizmente, aquele ditado “a mulher de 40 anos é a nova de 30” não prega para na linha do tempo dos ovários “Chegamos com 40 anos com cerca de 3-5% dos óvulos”, diz Dra Mila.
EXAMES:
- Hemograma completo
- Glicemia
- Sistema ABO e fator Rh
- HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana)
- VDR
- Sorologia para hepatite B e C
- Sorologia para citomegalovírus
- Sorologia para toxoplasmose
- Ultrassonografia pélvica transvaginal
- Papanicolau
- Histerossalpingografia
- Avaliação da reserva ovariano (FSH/LH/Estradiol e AMH)
Exames devem ser sempre solicitados para as mulheres de 30 anos que estão tentando há mais de 1 ano e a partir dos 35 anos para pacientes que estão tentando há mais de 06 meses sem sucesso.
- Histerossonografia – para avaliar a cavidade do útero
- Ressonância magnética – análise mais detalhada para suspeita de endometriose e tumores
- Vídeo-histeroscopia –por meio de uma pequena câmera de vídeo, via vaginal para avaliar o útero e auxiliar no diagnóstico de miomas, pólipos ou inflamações do útero
- Laparoscopia – por meio de uma câmera realizamos um procedimento cirúrgico para visualizar abdominal, útero e trompas
- Histerossalpingografia – para analisar se há obstrução nas trompas, uma técnica de raio-x com contraste na cavidade do útero.
Exames Masculinos (além dos completos de sangue e alterações hormonais):
- Espermograma – para avaliar a qualidade seminal e vários tipos de análise para detectar anomalias do esperma
- Exame físico da bolsa testicular: avaliação para verificar se há inchaços, atrofia, nódulos ou qualquer anormalidade
- Ultrassom da bolsa testicular: o ultrassom com doppler é uma das ferramentas para diagnosticar a varicocele- uma das principais causas da infertilidade masculina.
Por Dra Mila Cerqueira – Ginecologista – CRM/SC:15255 – RQE 7600