Uso da AI na Seleção de embriões para fertilização in vitro

Uso da AI na Seleção de embriões para fertilização in vitro - Dra Mila Cerqueira Ginecologista Florianopolis

A busca pela maternidade leva milhares de brasileiras a recorrerem a clínicas de reprodução assistida todos os anos, e a fertilização in vitro (FIV) é um dos tratamentos mais comuns. Em 2021, foram realizados 45.952 ciclos de FIV no Brasil, segundo o relatório do SisEmbrio.

O sucesso da FIV depende de diversos fatores, e para otimizar os resultados, uma pesquisa inovadora está utilizando inteligência artificial (IA) para ajudar embriologistas a selecionar os embriões com maior chance de resultar em uma gestação bem-sucedida. Conduzida pelos pesquisadores Marcelo Fábio Gouveia Nogueira e José Celso Rocha, da Unesp em Assis, essa pesquisa está em desenvolvimento há 11 anos.

Recentemente, um artigo publicado no jornal Fertility & Sterility apresentou resultados promissores com o uso de dois sistemas de IA baseados em redes neurais artificiais. Esses sistemas demonstraram a capacidade de identificar os blastocistos humanos com maior probabilidade de resultar em uma gravidez e nascimento bem-sucedidos.

Com a ajuda da IA, a seleção de embriões promete ser ainda mais precisa, aumentando as chances de sucesso nos tratamentos de reprodução assistida e trazendo uma nova esperança para muitas mulheres que sonham em ser mães.

Que notícia maravilhosa, não é?

LORENA BORI ARNAL et al. APPLICATION OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE ON VITRIFIED/WARMED EMBRYOS: PREDICTION OF LIVE BIRTH FROM POST-WARMED BLASTOCYST DYNAMICS. Fertility and Sterility, v. 118, n. 4, p. e113–e113, 1 out. 2022.

Divulgado relatório sobre fertilização in vitro no país nos anos de 2020 e 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/divulgado-relatorio-sobre-fertilizacao-in-vitro-no-pais-nos-anos-de-2020-e-2021>.

Compartilhar este artigo: