A fertilização in vitro funciona tão bem para mulheres com esse diagnóstico quanto para aquelas que não têm endometriose.
A FIV é um processo no qual os óvulos são removidos da mulher e fertilizados com espermatozoides em um laboratório. Em seguida, o embrião resultante é transferido de volta para o útero da mulher. Por isso, é muito indicado para pacientes com endometriose.
No entanto, a endometriose pode afetar a fertilidade da mulher de várias maneiras, incluindo a formação de aderências que possam danificar as trompas uterinas, distorção da anatomia pélvica, diminuição da qualidade de óvulos e implantação embrionária.
Por isso, é importante que as mulheres com endometriose discutam com um especialista em reprodução assistida sobre as opções de tratamento disponíveis e as chances de sucesso para engravidar.
Os tratamentos vão desde uso de medicações orais, cirurgias para remoção de algumas lesões (dependendo do grau) e até mesmo tratamentos de reprodução assistida para quem apresenta infertilidade.
Se você tiver alguma dúvida sobre endometriose e fertilização in vitro ou fertilização in vitro em geral, entre em contato com minha equipe. Teremos muito prazer em esclarecer suas dúvidas.
Image by Freepik