Lubrificantes vaginais não são indicados para quem está tentando engravidar

lubrificantes vaginais não são indicados para quem está tentando engravidar. - Dra Mila Cerqueira - Ginecologista Florianópolis

Lubrificantes vaginais podem interferir na fertilidade, tornando mais difícil para uma pessoa engravidar.

Segundo artigo publicado pelo National Institutes of Health, vários estudos nas últimas cinco décadas demonstraram os efeitos prejudiciais de diferentes lubrificantes na função espermática.

Motilidade, motilidade progressiva e vitalidade são os marcadores mais comumente avaliados da função espermática. Embora as variações na metodologia e nos relatórios tornem a revisão quantitativa inadequada, os dados in vitro coletados concordam em geral que a maioria dos lubrificantes disponíveis comercialmente afetam negativamente a função do esperma, embora de forma variável.

Alguns lubrificantes podem alterar a qualidade dos espermatozoides, tornando-os menos propensos a se mover com eficiência até o óvulo. Outros podem alterar o pH da vagina, o que pode afetar o meio ambiente necessário para o esperma sobreviver e alcançar o óvulo.

Se você está tentando engravidar, é melhor evitar o uso de lubrificantes vaginais e, em vez disso, tente manter a umidade natural da vagina durante as relações sexuais.

Image by Freepik

Compartilhar este artigo: